top of page

Serviço de Nefrologia do HRT completa um ano e contabiliza mais de 5 mil sessões de hemodiálise

  • Foto do escritor: Portal Rm Notícias
    Portal Rm Notícias
  • 9 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

Com 22 máquinas de diálise, a unidade atende 54 pacientes de Itaituba e região do tapajós.

Foto: ASCOM HRT

O Serviço de Nefrologia do Hospital Regional do Tapajós (HRT), localizado em Itaituba-PA, completou um ano de funcionamento, beneficiando centenas de pacientes que sofrem com doença renal crônica e necessitam de assistência para realizar sessões de hemodiálise.


De acordo com a responsável técnica do setor, a enfermeira Lucimere Feitosa, o espaço possui 22 máquinas com capacidade para atender 88 pacientes e realizar em média 700 sessões de diálise por mês.


Antes do serviço ser ofertado no HRT, os pacientes tinham que se deslocar a Santarém, Belém ou Altamira para fazer as sessões de diálise três vezes na semana. Desde a abertura, foram 5.287 diálises e 54 pessoas atendidas. “Nosso compromisso sempre foi levar cada vez mais assistência segura e humanizada à comunidade paraense, em especial aos moradores da região do Tapajós. A falta de uma Hemodiálise aqui era uma deficiência enorme. Ficamos felizes em celebrar este primeiro ano junto com a população”, comemora Lucimere.


Francisca dos Santos Pereira, de 65 anos, é uma das pacientes que faz tratamento desde o início das atividades. Ela foi a primeira paciente a receber o tratamento de dialise na unidade. “Faço diálise há mais de 3 anos e meio. Antes de vir para cá, há um ano, morava em Santarém, e hoje, estou em casa novamente, perto da minha família”, explica.


Sobre o Serviço


Em um primeiro momento, o setor de nefrologia foi entregue em maio de 2021, mas por questões técnicas, iniciou somente em agosto de 2021, quando aconteceu a reinauguração,


O setor de Nefrologia do HRT, unidade gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde, possui atendimento especializado com uma equipe de médicos especializados de plantão 24h, equipe de enfermagem e técnicos de enfermagem, nutricionista, assistente social e psicólogo, além de outros especialistas responsáveis pela manutenção e tratamento da osmose portátil e fixa.

Foto: ASCOM HRT

Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos.


Portal RM NOTÍCIAS

 
 
 

コメント


bottom of page