Câmara de Itaituba promove reunião ampliada sobre a COP30 com participação de instituições e sociedade civil
- Portal Rm Notícias
- 24 de mai.
- 2 min de leitura
Evento abriu espaço para ouvir propostas e preocupações sobre o futuro de Itaituba diante das mudanças climáticas.

Com o objetivo de ampliar o diálogo sobre os impactos das mudanças climáticas no município, a Câmara Municipal de Itaituba promoveu, na tarde da última sexta-feira (23), a Reunião Ampla COP30, realizada no auditório do Amazon Palace Hotel. O encontro reuniu representantes do poder público, instituições de ensino, entidades de classe e lideranças comunitárias em um momento de escuta, articulação e construção coletiva.

A iniciativa faz parte dos esforços do Legislativo municipal para inserir Itaituba no processo de preparação para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática), que será realizada em novembro de 2025, em Belém. A conferência é um dos maiores fóruns globais sobre o clima, reunindo governos, especialistas e sociedade civil na busca por soluções sustentáveis frente à crise climática.
Estiveram presentes na reunião: Fernando Brandão, representando o Governo do Estado; Neri Prazeres, do Consórcio Tapajós; Abel de Sá Almeida, diretor da Faculdade de Itaituba (FAI); além de membros da OAB – Subseção Itaituba, do Ministério Público, da sociedade civil organizada e de instituições com atuação direta nas políticas públicas do município.

Para o presidente da Câmara, vereador Washington Ricarlos, o evento marca um compromisso institucional com o futuro do município: “Essa reunião é um passo importante para que Itaituba participe de forma ativa das discussões sobre sustentabilidade. Estamos ouvindo os diferentes setores da sociedade porque acreditamos que o desenvolvimento só se sustenta quando nasce do diálogo.”

Durante o evento, também foi anunciada a criação de uma Comissão Especial da Câmara Municipal voltada à COP30, que ficará responsável por organizar as contribuições locais ao debate climático e acompanhar iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável em Itaituba.
Fonte: ASCOM CMI
Comments